segunda-feira, 13 de maio de 2013


Inauguração da exposição em Oiã sobre o Centenário de Álvaro Cunhal
 
 
 
Teve lugar no dia 10 de maio na Sala de Exposições da Junta de Freguesia de Oiã a inauguração da exposição “Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro”.
Na abertura da sessão Artur Ramísio agradeceu a colaboração dada ao evento pela Junta de Freguesia de Oiã, Câmara Municipal e responsável pela Biblioteca Municipal, e fez referência a um episódio contado por Álvaro Cunhal, ocorrido em Oiã quando um dia, em finais da década de 1940, este se deslocava de bicicleta de regresso ao Luso, onde habitava clandestinamente e onde viria a ser preso em 1949. Na sequência desta prisão Álvaro Cunhal foi violentamente torturado e encarcerado durante 11 anos, 8 dos quais em completo isolamento, só alcançando a liberdade através da célebre fuga do Forte de Peniche, em 1960.

Miguel Viegas, da DORAV do PCP, salientou o legado para a compreensão da história da democracia portuguesa dado pela obra teórica de Álvaro Cunhal, bem como o seu exemplo de verticalidade e de dedicação à causa dos trabalhadores. Estabelecendo a ligação entre a análise política feita por Álvaro Cunhal, como por exemplo em relação à adesão de Portugal à CEE e ao euro, Miguel Viegas realçou o alcance das previsões então feitas, comprovadas na atualidade com a atual crise económica e social derivadas das políticas de recuperação capitalista que os sucessivos governos do PS, PSD e CDS vêm desenvolvendo ao longo das últimas décadas. Salientou, por isso, a necessidade de prosseguir a luta pela rutura com esta política de direita e por uma política e um governo patriótico e de esquerda, o que passa pela demissão urgente deste governo e convocação de eleições antecipadas.

A exposição poderá ser visitada na Sala de Exposições da Junta de Freguesia de Oiã até ao dia 16 de maio.

12 de maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário